Seguidores

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Projovem no V ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES


      Alguns alunos do Projovem Adolescente ensaiaram por um mês, poemas de autores potiguares e, assim, fizeram parte da edição 2012 do grupo POESIA POTIGUAR & CIA , tendo com idealizadora a professora  de Literatura Brasileira do Campus de Currais Novos, Valdenides Dias e, como coordenadora, essa pessoa que vos fala, Marcela Freire: Poetisa, Pesquisadora da Poesia Potiguar e Orientadora Social do Projovem.
     Antes do grupo se apresentar no Auditório da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, dia 30/10, durante o V ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES, o grupo se apresentou em duas escolas estaduais de Currais Novos: IVP e CAPITÃO MOR GALVÃO, durante a III SEMANA MUNICIPAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA a convite da Fundação Cultural "José Bezerra Gomes".
     Em Currais Novos e Natal esse meninos: Irielen Jùlia ( violão) ,  Ozicleide, Wanessa Tavares, Ariely Kiss, Ezilma Berto, Vitória Freire, Daniel, Claudson e também esta que vos fala conseguiram encantar e emocionar o público.

Eis um breve texto escrito pelo estudante de Letras e pesquisador da literatura potiguar, Alberione, que nos acompanhou nesse dia:

        "Por fim, vou escrever um pouco (se fosse muito não caberia aqui) sobre o grupo "Poesia Potiguar & Cia" que tive o prazer de acompanhar nesta viagem.
O grupo coordenado pela poetisa Maria Marcela Freire (Mamafrei), e com a participação especial do poeta Claudson Faustino encantou a todos os mortais e imortais presente no recinto.
O sarau de poesia deixou a plateia em puro êxtase e, acima de tudo, ao enaltecer a poesia potiguar, os integrantes elevavam o nome da cidade de Currais Novos recitando poemas de José bezerra Gomes, Zila Mamede, Iara Carvalho, Mama Frei, Claudson Faustino e outros.
      Particularmente, a cada poema recitado e consequentemente, aos cometários que gerava na plateia (nesse momento eu era parte dela) me enchia de orgulho a ouvir o nome de minha cidade em meio a tantos elogios.
Além das energias recarregadas após o encontro e do orgulho de ter sido integrante desse momento, e do prazer e satisfação de trabalhar com a professora Val, o nome dela é Val, Valdenides rsrsrsrsrsr .... compartilhando das pesquisas e digerindo o conhecimento que a mim é proporcionado, sem mais delongas quero deixar aqui um recado para as autoridades da nossa querida Currais Novos que sei, acessam às redes sociais

      Durante a viagem sempre ouvíamos a frase "ei, menino, abra do olho"... pois, quero aqui dedicar essa frase para os "responsáveis" pelo incentivo e manutenção da cultura do município de Currais Novos. Atentem para o fato de apoiar com mais ênfase os grupos e eventos culturais, e aos artistas que elevam o nome da cidade em eventos de grande porte com visualidade de zoom inimaginável (como o encontro de escritores na academia norte-riograndense de letras) uma vez que, a falta de incentivo por parte dos órgão públicos é condizente com a falta de respeito com quem ultrapassa limites, para carregar e colocar a nossa cidade em um lugar que a política jamais conseguirá que é tocar a alma das pessoas de todos os lugares, raças, opções, condições etc... através dos não ditos e dos "sem-sentidos" da arte de poetar.

ATT,
Alberione S. Medeiros


Um muito obrigada à  Simone Gundim, à SEMTHAS, a Valderí Macedo e à UFRN que proporcionaram o desenvolvimento da capacidade e habilidade poética de jovens como esses! 














Nenhum comentário:

Postar um comentário